Confira nossas super dicas para divulgar uma clínica médica.
Com espaço vago na sua agenda? O problema pode estar relacionado à falta de estratégias de marketing para a divulgação dos serviços prestados pela sua clínica. Seja para expandir a sua rede de trabalho ou fidelizar os pacientes, a ideia é investir em comunicação.
Abaixo, deixamos algumas dicas importantes sobre como divulgar uma clínica médica e alavancar o seu negócio:
1 – Pesquise as estratégias de marketing permitidas
Para começar, é importante pesquisar no Código de Ética e no conselho que regulamenta a sua profissão, que tipo de divulgação publicitária é permitida. Isso evita transtornos, sensacionalismo e mantém a ética. Lembrando, que o Conselho Federal de Medicina (CFM), instituiu, segundo a Resolução 1974/11, um Manual de Publicidade Médica. Consulte!
2 – Conheça seu público-alvo
Entenda quem é o seu consumidor em potencial e como ele chegou até você. Sempre levando em consideração, que as redes sociais são fortes campos de atuação do setor. No entanto, anúncios em revistas especializadas, outdoors, geração de marketing de conteúdo, seja para o seu blog ou com a criação de um canal no YouTube fazem toda a diferença.
3 – Humanize os atendimento e seja lembrado
Atender bem é fundamental! Todos nós, na posição de clientes, gostamos e esperamos ser bem atendidos. Acreditamos que prezar por um ótimo atendimento não é diferencial, e sim, obrigação de qualquer empresa.
Para se destacar, algumas atitudes simples podem reforçar a lembrança sobre sua marca, como por exemplo, deixar alguém da equipe responsável por felicitar os pacientes no seu aniversário ou em datas comemorativas. O procedimento pode ser realizado de forma rápida, pelo e-mail, WhatsApp, SMS ou cartão impresso.
4 – Otimize o tempo do seu paciente e acabe com as filas de espera
Além do atendimento via telefone, facilite o agendamento de consultas online ou via WhatsApp. Seus pacientes vão agradecer a facilidade e promover o profissionalismo da sua empresa.
5 – Fique de olho na Identidade Visual
Desperte a curiosidade! Sua empresa não pode passar despercebida. Para tanto, invista em uma marca (logotipo) que seja a cara do seu segmento, com um padrão visual singular e exclusivo em todos os seus materiais, entre eles o cartão de visita, receituário e envelopes, por exemplo.
Saiba mais sobre a importância de uma boa identidade visual.
6 – Divulgue a clínica dentro da clínica
Capriche na comunicação interna, existem meios de divulgar uma clínica médica, dentro da própria clínica. Especialmente em espaço compartilhados com outros médicos. Deixe os cartões de visita e folders sempre ao alcance das mãos, mantenha em exposição banners, assim como conteúdos de interesse relevante.
7 – Se possível, tenha seu nome na fachada da clínica
De nada adianta escolher uma localização privilegiada, se não investir em uma fachada condizente com a sua prática de trabalho. Se possível, deixe o seu nome, contatos e especialidade, com a melhor visibilidade possível.
8 – Crie um site para sua clínica médica
Ter um site é fundamental! Lá é possível expor informações fundamentais para esclarecer diversas dúvidas dos futuros pacientes, entre elas: especialidades e currículo dos médicos, tratamentos, exames, horários de funcionamento, endereço da clínica, convênios e etc.
Além disso, não podemos esquecer que a pesquisa no Google é a maior fonte de informações sobre clínicas e médicos do mundo digital, e ter um site bem estruturado é vital para aparecer nos resultados de busca.
9 – Esteja nas Redes Sociais
As redes sociais são democráticas e acessíveis para qualquer empresa que deseja utilizá-las. Assim, clínicas e médicos também podem aproveitar para marcar presença no Facebook, Instagram e LinkedIn. Para os mais desenvoltos, criar vídeos para o YouTube pode ser uma excelente opção.
Dê importância para um conteúdo relevante. Não utilize este espaço apenas para fazer propaganda. Dê dicas de saúde, fale sobre tratamentos e novidades em sua área médica, sem deixar, é claro, de divulgar suas informações de atendimento.
Ficou interessado em obter mais dicas? Conheça nossos serviços e agende um bate-papo!